segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Por que a maioria vai mal na entrevista de emprego?

(por João Lemes)* O tema parece batido, mas nunca é demais alertar os jovens sobre seu futuro. Por isso, ao procurar emprego, atente-se para certas coisas:
Informe-se sobre a empresa; chegue 10 minutos antes; tome cuidado com hálito de álcool ou cigarro; se o entrevistador estender a mão, cumprimente com firmeza e mantenha a postura ao sentar-se; dê respostas objetivas, mas evite apenas o sim ou não...

E mais: evite roupas indiscretas, barba por fazer, muita maquiagem, muito perfume, unhas malcuidadas. Não fale mal do emprego antigo e de problemas pessoais. Não exagere sobre suas qualificações e nem demonstre intimidade com o entrevistador. 

E na hora dos defeitos... 
Por último, preste bem atenção quando pedirem para você falar de um defeito seu. Mais de 90% não sabem falar disso e confundem qualidade com defeito. Aí dizem que são perfeccionistas, que cuidam mais da empresa que da família... Ninguém diz que se aproveita de material da empresa para aquele trabalho da faculdade, que passa horas checando a rede social, que cuida no relógio para sair mas não para chegar.

Ninguém diz que é tarado, que gosta de cantar colegas, que gosta de fofocas, que vive desmotivando os outros ou que se acha o mais sobrecarregado e o mais eficiente no trabalho. Quem tiver coragem para admitir ao menos um defeito desses, pode não ser contratado, mas sua sinceridade vai pesar muito na balança do novo patrão.
* Jornalista diretor-editor do jornal Expresso Ilustrado. 

Nenhum comentário: