sábado, 13 de julho de 2019

Só a verdade vos libertará

Esse conceito é do apóstolo Paulo pode ser antigo, mas segue atualíssimo. Ainda naqueles tempos, ele tentava nos abrir os olhos para o emaranhado de opiniões e criações mentais postas como verdades. Ele já previa a pós verdade.  É quando muitos acreditam naquilo que eles próprios inventam. Cada vitorioso ou propenso à vitória, se julga no direito de dizer a sua verdade e, às vezes, usa até o conceito bíblico para reforçar sua tese.

É quando o sujeito não quer saber das verdades reveladas pela ciência ou pela natureza. Exemplo: Há anos, muitos diziam que o cigarro não gerava câncer, mesmo com evidências cristalinas. Só que essas pessoas eram justamente fumantes e acreditavam, se enganavam ou queriam acreditar nessa verdade. Assim segue ocorrendo com a maioria. Quando algo nos atinge, nosso eu não quer arredar pé dessa zona confortável. Prefere negar a verdade estampada, escancarada... prefere a sua verdade, a pós verdade. 

Diante de tanta inverdade, nota-se a árdua tarefa de milhares de professores, a de "professar" a verdade dos livros, a verdade científica, que embora possa durar pouco, é a única forma de tentar  viver de maneira correta. E voltando a Paulo e seu conceito de que só a verdade nos libertará, vale lembrar que ela pode ser amarga, pode nos fazer sofrer, entretanto, a compensação virá em forma de paz e sabedoria.

Nenhum comentário: