segunda-feira, 24 de maio de 2021

Matheus Pimentel Nunes: Nossa gente; nossa arte

 Platão já disse que a arte é a melhor abstração e que a música é a melhor das artes. Nietzsche escreveu que sem a arte o humano iria morrer afogado na realidade. Aristóteles pontuou que existe a mimese e a catarse; na primeira, o ser se vê, se enxerga, se retrata por meio da arte. Na catarse ocorre a transformação. Ou seja, quem assiste a uma obra de arte, se espelha nela e depois se transforma graças a ela.

Tais considerações buscam não só valorizar a arte como também dar a devida importância a quem faz arte. Uma coisa não existe sem a outra. Por isso mesmo que estamos sentindo tanta falta de afeto, carinho, paz, contemplação e amor. Falta-nos a arte a qual quase sucumbiu nessa pandemia. 

Entretanto, nem tudo está perdido, principalmente quando vemos um menino como o Matheus Pimentel Nunes que, mesmo pela internet, encantou centenas de pessoas com seu canto. Além de ser muito bom no que faz, é autêntico, é culto, se expressa muito bem, é educado, tem fino trato, tem humildade e é cria da nossa Santiago. Viva a arte! Viva o nosso Matheusinho. 

Nenhum comentário: