segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Anos de Chumbo (II)

Garcia comenta:
Prezado João, em primeiro lugar, acho interessante que tenhas dado destaque para o assunto que pautei em minha coluna, que é deveras grave e preocupante. Em segundo lugar, a transcrição que fizestes é parcial, faltam trechos importantes do que escrevi, como o fato que se refere a presunção de inocência dos mesmos, que é constitucional. Recomendo aos teus leitores, se me permites, que acessem o blog http://oboqueirao.zip.net para tomarem ciência do que escrevo na coluna 'Crítica & Autocrítica', de seu inteiro teor. Em terceiro, o relato de que ocorreram espancamentos dos jovens presos na 'operação', assim como excessos com algemas neles e nas mulheres, constrangimentos (dois deles afirmam que tiveram suas calças arriadas e que foram humilhados sexualmente durante uma desnecessária 'revista íntima') são oriundos de depoimentos que colhemos com eles mesmos, com familiares e vizinhos. Isso é jornalismo investigativo. Isso, se ocorreu mesmo dessa forma, e não temos até agora motivos para duvidar, é gravíssimo. É claro que torço para que isso não seja uma prática generalizada e que não envolva a maioria dos agentes da lei de nossa cidade e região, mas alguém fez esse serviço sujo e tem que ser responsabilizado. Isso, e a sociedade exige, não pode ficar impune.

Em tempo - Ok, caro João. Lamentavelmente, como coloquei na coluna, nem só de notícias boas os blogues - e o conjunto da mídia, é claro - são  'abastecidos'.
No blog 'O Boqueirão' (que é um blogue coletivo) e no meu blogue particular, eu coloquei a versão 'do outro lado', ou seja, das  vítimas, uma vez que a versão oficial já tinha saído na mídia local e regional com grande exposição. Espero que os bons policiais, que eu sei que são muitos em Santiago e região, seguramente a maioria, não se sintam ofendidos pela denúncia contida na matéria, originada devido à indignação causada pelos   excessos denunciados pelas vítimas e familiares e que, certamente, foi produzida por uma minoria, mas que, quando ocorre, seja contra quem for,  tem que ser denunciado  pela mídia e pelos cidadãos não omissos - e coibido  exemplarmente pelas autoridades responsáveis.
Cordial abraço,
Júlio Garcia 

Agora digo eu - Ok, grande Júlio Garcia! Vou dar o endereço para que leiam o artigo completo, se é que já não leram e vou postar teu comentário. Um forte abraço e obrigado por estar sempre atento à nossa Santiago.
João Lemes.

Leitores: entrem no blogue:

Nenhum comentário: