quinta-feira, 21 de abril de 2016

Educação

O termo educação é latino. Vem de “educo”, que significa fazer crescer, revelar, desenvolver de dentro pra fora. Educação não se aprende só na escola. É função da família.

Não é preciso muito conhecimento para ser educado, para respeitar o direito alheio. O demonstrativo de educação não está no rebusque das palavras. Está nos gestos, na simplicidade dos dizeres e nas ações cotidianas.

Dizem até que o mal-educado não tem cultura, mas ele tem. É a “cultura” da grosseria, da falta de tato com o semelhante.

É pelo comportamento público que se enxerga o futuro bom funcionário, patrão, político, professor, esposo, esposa, pai...

Quando uma pessoa usa ambiente público para xingamentos ou conclusões sobre alguém, ofendendo até mesmo amigos e colegas, se vê que ela desmerece a tradição passada de pai para filho.

Que dizer ainda quando vimos os famosos como a cantora Paula Fernandes, o ex-presidente Lula e tantos outros distribuindo xingamentos e palavras chulas em rede nacional?

São exemplos ao contrário, desserviços à nação, baldes de água fria nos pais e professores que ensinam nossos jovens à espera de que um dia possamos nos orgulhar desta pátria, onde a base deveria ser a educação.

Nenhum comentário: